ideia A tua ideia está relacionada com a COVID-19? Submete-a aqui
PRIO Top Ideias

Regulamento do concurso

1. ENTIDADE PROMOTORA:

A PRIO SGPS, S.A, doravante designada como PRIO, com sede em TGL – Terminal de Granéis Líquidos, Porto de Aveiro – Lote B, 3834 – 908 Gafanha da Nazaré, Ílhavo, Portugal, decidiu lançar o concurso PRIO TOP Ideias 2020.

 

2. ENQUADRAMENTO DO CONCURSO:

2.1. O PRIO TOP Ideas é uma iniciativa da PRIO com o objetivo de fomentar a criação de projetos de Empreendedorismo Interno e Inovação da PRIO (de ora em diante designado por “Concurso”);

2.2. O Concurso pretende incentivar uma cultura de inovação, dando espaço ao surgimento de novas ideias para que, com a criatividade, conhecimento das várias áreas de negócio e compromisso para com a empresa por parte dos colaboradores, se consiga capacitar a PRIO com novos produtos, serviços, tecnologias, processos, entre outros, que permitam um melhor desempenho e uma maior competitividade;

2.3. Os candidatos, ao fazerem a sua inscrição no Concurso, deverão submeter a sua ideia ou projeto (de ora em diante designada por “Ideia” ou “Ideias”), nos termos infra previstos;

2.4. Ao participar no Concurso, mediante a apresentação da sua candidatura, o colaborador concorda e aceita os termos e condições deste Regulamento.

 

3. ELEGIBILIDADE PARA PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO

3.1. O concurso encontra-se aberto a todos os colaboradores PRIO que pretendam submeter uma ideia e que estejam dispostos a que esta seja produzida/implementada/comercializada pela PRIO.

3.2. Consideram-se colaboradores PRIO, nos termos do número anterior, todos os candidatos com vínculo laboral à PRIO, bem como trabalhadores externos que colaborem com a PRIO, em regime de prestação de serviços, a tempo inteiro.

3.3. As candidaturas podem ser apresentadas individualmente ou em equipas,

constituídas no máximo por quatro elementos.

3.4. Os candidatos que não cumpram com os requisitos supra referidos, identificados em 3.1., 3.2. e 3.3., não poderão candidatar-se ao Concurso.

3.5. Sem prejuízo dos números anteriores, ficam excluídos de participar no Concurso os membros da Administração da PRIO, os membros da Comissão Organizadora e os membros do Júri.

 

4. PERÍODO DE CANDIDATURAS

4.1. O período de candidaturas ao Concurso inicia-se no dia 24 de março de 2020 e termina às 23 horas e 59 minutos do dia 24 de abril de 2020 (GMT).

4.2. As ideias deverão ser submetidas através da plataforma www.priotopideias.pt, devendo o candidato respeitar todos os passos referidos no ponto 5 infra, sob pena de as mesmas não serem aceites.

 

5. CANDIDATURAS

5.1. Os candidatos podem apresentar as candidaturas ao presente Concurso em www.priotopideias.pt, devendo cumprir com o seguinte:

1º. Preencher o formulário de candidatura na plataforma acima referida, com os dados solicitados, em Português, Espanhol ou Inglês.

2º. Aceitar expressamente os termos e condições do Concurso previstos neste Regulamento. Ao participar no Concurso, através do registo na plataforma www.priotopideias.pt e mediante a apresentação da sua candidatura, o candidato aceita os termos e condições deste Regulamento bem como os relativos à utilização da plataforma.

5.2. Os candidatos deverão fornecer informação, dados ou materiais suficientes para que a avaliação possa ser feita com o maior rigor possível, de acordo com os critérios de avaliação identificados no ponto seguinte.

5.3. Não existe um limite máximo de ideias a submeter por participante,  individualmente ou em equipa.

5.4. A língua oficial do concurso é o Português.

 

6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS CANDIDATURAS

6.1. As candidaturas que (i) cumpram os requisitos fixados neste Regulamento, (ii) não tenham sido excluídas em qualquer fase do Concurso e (iii) sejam selecionadas, serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

  • Impacto no negócio
  • Relevância da ideia
  • Nível de Exequibilidade
  • Coerência com cultura, missão e valores da empresa
  • Potencial de rentabilidade
  • Originalidade

 

7. DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS CANDIDATOS

7.1. É garantido aos candidatos do Concurso que forem selecionados, o seguinte:

a) Acesso a um programa de aceleração composto por Desenvolvimento, Seleção, Mentoria e Treino;

b) Potencial envolvimento na implementação da solução, caso esta seja selecionada e tomada a decisão de implementação do projeto e haja interesse na participação em tal;

7.2. Cada candidato declara e garante que:

a) A candidatura e todos os documentos e informações com ela apresentados não violam quaisquer direitos de terceiros, incluindo direitos de autor e/ou de propriedade industrial e cumprem com a legislação e regulamentação aplicável;

b) As ideias selecionadas autorizam a utilização da sua imagem, voz, fotografia e vídeo, recolhidos na plataforma e/ou nos eventos realizados ao abrigo do presente Concurso, com a finalidade de promoção e divulgação dos projetos desenvolvidos, em qualquer parte do mundo e por qualquer meio. Autorizam, igualmente, a sua inserção em matérias de divulgação e promocionais da PRIO.

7.3. A PRIO ficará proprietária de todas as ideias que sejam selecionadas para a fase de Aceleração.

7.4. A proposta vencedora poderá estar sujeita a alterações de modo a potenciar a sua operacionalização no contexto da PRIO.

 

8. FASES DO CONCURSO

8.1. O Concurso está organizado em 3 fases, a saber: (i) Candidaturas, (ii) Selecção (iii) Aceleração e (iv) Celebração, conforme detalhado em seguida:

(i) Candidatura:

Esta fase é aberta a todos os que queiram participar no Concurso, nas condições acima descritas e terá início a 24 de março de 2020, terminando às 23 horas e 59 minutos do dia 24 de abril de 2020 (GMT).

A participação no Concurso inicia-se com o lançamento online do mesmo, após o qual os colaboradores poderão submeter as suas ideias na plataforma disponibilizada para o efeito em www.priotopideias.pt.

Os candidatos deverão submeter a sua ideia, descrevendo-a de forma genérica e estruturada fornecendo a  informação solicitada nos vários campos do formulário. A informação fornecida pelos candidatos nesta fase do concurso permanece confidencial, sendo apenas visível pelos membros da organização do Concurso e do júri.

(ii) Seleção:

O júri do Concurso analisará as ideias submetidas, verificará se os candidatos apresentaram os elementos exigidos, se não existem impedimentos e selecionará 20 candidaturas para passar à fase seguinte, com base nos critérios definidos no ponto 2 do presente Regulamento. Os candidatos selecionados serão notificados pela PRIO e/ou pela equipa Top Ideias para prosseguir para a fase seguinte, e os restantes serão notificados da não transição para a fase seguinte.

A organização do Concurso, por indicação do júri, reserva-se o direito de diminuir ou aumentar o número de candidaturas que passam à fase seguinte.

iii) Aceleração

Esta fase é destinada apenas às ideias selecionadas no final da fase "Seleção". Os candidatos selecionados serão notificados pela equipa Top Ideias da sua passagem para a fase seguinte, e os restantes serão notificados do terminus da sua participação.

A fase de Aceleração desenvolve-se da seguinte forma:

Desenvolvimento: sessão presencial, denominada Bootcamp, com a duração de um dia, com os seguintes objetivos:

- Definir a aperfeiçoar a proposta de valor do Projeto;

- Validar e dar feedback ao trabalho prévio realizado pelos participantes;

- Analisar e pôr em prática os diferentes componentes do modelo de negócio e sua adaptação a uma ideia específica (se for o caso).

- Aprender a transformar uma ideia num projeto concreto;

- Definir os próximos passos antes da seguinte sessão (sessão de treino), o que implica, por exemplo, identificar de forma mais clara o problema / solução, repensar a proposta de valor do projeto, entre outros;

- Após a sessão de desenvolvimento serão escolhidas as 10 ideias que irão passar à fase seguinte.

Seleção: No final do Bootcamp serão selecionadas as 10 equipas que revelem ao comité de avaliação maior potencial de sucesso de implementação. As equipas serão informadas da passagem ou não à fase seguinte no final do dia do Bootcamp.

Mentoria: uma a duas sessões de acompanhamento por parte de pelo menos um mentor com cada uma das 10 equipas selecionadas para a fase final, com a duração de uma hora e meia cada. Estas sessões poderão ser realizadas presencialmente ou por via remota.

Treino: sessão presencial, com a duração de um dia. Realizar-se-ão formações e ensaios das apresentações, sendo que os participantes terão a oportunidade de usufruir de uma rede de network e retirar contributos valiosos da partilha entre pares.

(iv) Celebração

Esta fase é destinada à apresentação dos 10 Projetos selecionados, culminando com a seleção de três vencedores, os quais terão direito a um prémio e à implementação dos seus projetos.

 

9. JÚRI e COMISSÃO ORGANIZADORA

9.1. O júri é composto por elementos PRIO e da iMatch.

9.2.  A comissão organizadora é composta por:

- Toda a equipa de Investigação, Desenvolvimento e Inovação PRIO

- Um elemento da equipa do Digital PRIO

- Um elemento da equipa do Marketing PRIO

- Um elemento da equipa de RH PRIO

- Vários elementos da iMatch

9.3. A comissão organizadora é responsável por toda a organização e gestão do programa.

9.4. A comissão organizadora, mediante a aplicação dos critérios de seleção pré- estabelecidos, e recorrendo aos especialistas internos de cada área de negócio que considerar pertinente, seleciona as 20 candidaturas que passarão à fase de “Desenvolvimento (Aceleração)”.

9.5. O júri, mediante aplicação dos critérios de seleção pré- estabelecidos, seleciona as 10 candidaturas que passarão da fase “Desenvolvimento (Aceleração)” à fase “Mentoria (Aceleração)” e posteriores. Num terceiro momento, o júri é também responsável pela seleção dos 3 vencedores finais.

 

10.PRÉMIOS

10.1. Categoria GERAL

10.1.1 Todos os participantes recebem um prémio de participação.

10.1.2. Todos os participantes cuja ideia seja selecionada para o Top 10 final receberão um saco de brindes PRIO.

10.1.3. As 7 ideias não vencedoras que participarem na final do concurso recebem 100€ em cartão presente (valor que será aumentado em 50% caso as equipas sejam constituídas por 2, 3 ou 4 elementos) ou voo acrobático no avião PRIO.

10.1.4. As três ideias vencedoras receberão 1.000€ em cartão presente (valor que será aumentado em 50% caso as equipas sejam constituídas por 2, 3 ou 4 elementos) e um voo acrobático no avião PRIO.

10.1.5. O participante (ou equipa) que fizer a melhor apresentação no dia da final receberá também bilhetes para o Web Summit de 2020, bem como cobertura das despesas de alojamento e alimentação do período do evento, que decorrerá em Lisboa de 2 a 5 de novembro de 2020. Em caso de equipa, o prémio é para todos os elementos da mesma, independentemente da presença e/ou intervenção de cada um na apresentação final.

101.6. As ideias selecionadas para implementação terão apoio de todos os recursos PRIO necessários.

10.1.7. Se um colaborador PRIO participar em mais do que uma ideia finalista e/ou vencedora, apenas terá direito a um dos prémios em cartão presente. Nestes casos, o prémio atribuído será o de maior valor.

10.1.8. O prémio para melhor apresentação na final, denominado “Melhor Pitch”, é cumulativo com o prémio de vencedor ou de finalista.

10.2. Categoria LIFESTYLE

10.2.1. A categoria Lifestyle pretende abarcar as ideias submetidas pelos participantes que se relacionem com a melhoria da qualidade do dia-a-dia da vida dos colaboradores PRIO.

10.2.2. Na fase de avaliação inicial das candidaturas, a comissão organizadora escolherá os projetos que se enquadrem na categoria Lifestyle.

10.2.3. Após a avaliação inicial de todas as ideias submetidas, a comissão organizadora enviará à Direção de Recursos Humanos (DRH) da PRIO a lista de todas as ideias enquadráveis na categoria Lifestyle.

10.2.4. A comissão organizadora, em conjunto com a DRH, escolherá as cinco melhores ideias, que serão distinguidas no dia da final do concurso.

10.2.5. Os cinco vencedores (individualmente ou em equipa) receberão uma bolsa virtual de 1000 euros para implementação da ideia na PRIO até 31 de dezembro de 2020.

10.2.6. A utilização do dinheiro atribuído terá de ser aprovada pela DRH, através de liberação em SAP ou aprovação de despesas de colaborador.

10.2.7. No caso do valor atribuído a uma determinada ideia não ser totalmente gasto até 31 de dezembro de 2020, o saldo remanescente não passará para 2021, ficando sem efeito.

10.2.8. A implementação das ideias vencedoras nesta categoria será da responsabilidade do participante (individualmente ou em equipa) e será apoiada pela DRH, através da área de Responsabilidade Social Interna.

10.3. Categoria COVID-19

10.3.1. Considerando o estado de emergência em que o país se encontra pelo surto do novo Coronavírus, o TOP IDEIAS de 2020 servirá também como plataforma de recolha de ideias relacionadas com os processos de trabalho e negócio durante esta fase.

10.3.2. Os colaboradores que desejem submeter ideias relacionadas com Categoria COVID-19 devem utilizar o formulário geral disponibilizado no site, selecionando “SIM” na pergunta “A tua ideia está relacionada com a COVID-19?”.

10.3.3. As ideias submetidas neste âmbito serão avaliadas na própria semana da submissão pela comissão organizadora, e as consideradas de aplicabilidade imediata passadas de seguida para aprovação pela Administração, dada a pertinência do momento.

10.3.4. No caso de a Administração decidir pela implementação de uma determinada ideia, o participante será notificado e convidado a participar no desenho do plano de implementação.

10.3.5. Cada ideia implementada dará origem a um donativo no valor de 500€, efetuado pela PRIO diretamente a uma instituição de apoio à causa COVID-19, em que será(ão) referido o(s) nome(s) do(s) colaborador(es), se este(s) assim concordar(em).

10.3.6. A participação nesta categoria pode ser individual ou em equipa, até 4 pessoas.

10.3.7. Independentemente de as ideias poderem ser aplicadas durante o programa TOP Ideias de 2020, as mesmas integrarão a avaliação de ideias geral,  no âmbito do concurso regular TOP Ideias.

10.3.8. Todas os participantes que vejam as suas ideias implementadas no âmbito desta categoria serão convidados a participar no bootcamp, mesmo que não integrem o grupo das 20 pré-finalistas.

10.3.9. A implementação desta ideia per se não dá lugar a nenhum prémio monetário aos participantes.

 

11. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO CONCURSO

11.1. As ideias selecionadas serão sempre notificadas aos candidatos pela PRIO/Equipa Top Ideias, no prazo de 3 semanas após o encerramento de candidaturas.

11.2. As três ideias vencedoras serão anunciadas no evento de encerramento (“Celebração”).

11.3. As ideias vencedoras da categoria Lifestyle serão também anunciadas no evento de encerramento.

 

12. CAUSAS DE EXCLUSÃO DO CONCURSO E/OU NÃO ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIO:

12.1. Consideram-se como causa de exclusão do Concurso e/ou não atribuição de prémios, os seguintes comportamentos por parte dos interessados ou candidatos:

a) O não cumprimento de alguma das obrigações fixadas no presente Regulamento e/ou na plataforma, como seja a não participação na fase de desenvolvimento e pitch do projeto;

b) A violação de qualquer disposição legal ou regulamentar aplicável;

c) O não cumprimento de decisões do júri e/ou dos promotores do Concurso;

d) A verificação de impedimentos e/ou conflitos de interesse por parte do interessado ou candidato.

 

13. CANCELAMENTO DO CONCURSO

13.1. Os promotores reservam-se o direito de alterar ou cancelar o presente Concurso em qualquer momento, mediante envio de notificação por e-mail para os candidatos que já se tenham registado e mediante colocação de aviso na plataforma www.priotopideias.pt para os restantes interessados.

13.2. O presente Concurso poderá igualmente ser cancelado em caso de força maior, ou ainda nos casos em que as candidaturas apresentadas não preencham os requisitos mínimos de qualidade ou de criatividade ou se verifiquem indícios de práticas restritivas de concorrência e/ou não tenham sido apresentadas candidaturas suficientes que permitam realizar o Concurso.

13.3. O cancelamento do Concurso nos termos dos números anteriores não confere direito aos interessados e/ou candidatos a qualquer indemnização por esse facto.

 

14. LEI E FORO

14.1. O presente Regulamento rege-se pelo disposto na lei Portuguesa.

 

15. DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

15.1. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas pela equipa TOP IDEIAS através do endereço de email: topideias@prioenergy.com.

 

Aveiro, 24 de março de 2020